Seguidores

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Mente Criativa



Proposta: Objeto ou Arte?

Ideia: Livro – Imaginação

 Objetivo: Atiçar o imaginário das pessoas sem fugir muito do objeto.

 Justificativa: 
  O livro é um produto intelectual e, como tal, encerra conhecimentos e expressões individuais ou coletivas. Pensando nisso, criei algo que represente essa ideia: Um livro aberto e dentro dele tem um cubo que representa os diversos personagens que nos serão apresentados. Contudo esses personagens possuem diversas características (por isso o cubo está misturado) e não é nos dado nenhuma forma completa sobre ele. Cabe a nós visualizá-lo e assim concretizar todas aquelas informações em nossas mentes, usando a imaginação (Por isso que do “cubo de características”, sai um cabo ligando ao personagem imaginado). A bijuteria representa o quanto o livro é precioso para nós.

 Desenvolvimento (processo): A maior dificuldade que eu tive nesse trabalho foi mudar totalmente meu projeto, já que todos nós trocamos em sala. Depois de muito pensar e de algumas frustradas tentativas, eu consegui resolver o problema enquanto lia a seguinte frase: "O livro é uma extensão da memória e da imaginação" (Jorge Luis Borges). Partindo desse ponto eu fiz o maldito mapa mental (Bloqueio Mental) e depois de refazer algumas vezes esse mapa eu cheguei a uma solução simples!

 Avaliação: O objetivo foi atingido, mas o resultado não foi tão satisfatório por conta da troca de objetos... Contudo, isso faz parte! Além disso, devemos considerar que arte é algo conceitual e com isso... acaba se tornando relativa para cada um. Vide o caso do artista que simplesmente comprou uma privada e a transformou em arte simplesmente dando o nome de A Fonte. Não houve alterações no objeto e não fugiu dele também, mas ele criou um conceito e hoje essa peça estranha é exposta ainda dividindo opiniões: Objeto ou arte? Sinceramente... qualquer um pode virar outro (sem exceções) e por isso as avaliações desses trabalhos quase sempre não tem fundamento. Sou da opinião de que os professores deveriam fazer objetivo e justificativa quando for dar notas também (fica a dica).

 Aluno: Romualdo Gonçalves Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário