Seguidores

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Cozinha criativa - Bar do Zeca - Nagipe



Universidade Veiga de Almeida
Curso: Design Gráfico
Disciplina: Laboratório de Criação
Professora: Dani Spada
Aluno: Claudio  Nagipe
COZINHA CRIATIVA
Tema: Boteco Carioquices
Personalidade:
Zeca Pagodinho
Biografia Zeca Pagodinho
Gravou mais de 20 discos e é considerado um grande nome do gênero samba e pagode. O artista, que começou sua carreira nas rodas de samba dos bairros de Irajá e Del Castilho, subúrbio do Rio de Janeiro, tornou-se tão imensamente popular que seus shows chegam a ser contratados por cachês generosos, sendo realizadas nas mais badaladas casas de espetáculo do país.
Sempre fiel a suas características de irreverência e jocosidade, Zeca recebe também reconhecimento da crítica e de artístas e compositores consagrados. Nei Lopes afirma que o sambista "é uma das poucas unanimidades nacionais, elevado ao patamar do mega-estrelato pop pelas gravadoras".
Filho de Iréia e Jessé, Zeca nasceu em Irajá onde desde pequeno passou a frequentar rodas de samba influenciado por sua família. Morou em vários bairros do Rio, mas sempre demonstrou enorme apreço por Xerém (distrito de Duque de Caxias), na qual possui um sítio e uma escola de música para crianças carentes da região.
Sua primeira gravação foi em 1983, com o samba "Camarão que dorme a onda leva", de sua autoria e de Arlindo Cruz, a partir do convite de sua madrinha Beth Carvalho.
Em 2003, no auge de sua carreira, foi o primeiro artista de samba a gravar um especial de TV, CD e DVD pela MTV Brasil (tradicional reduto do pop-rock). O Acústico MTV, gravado no Rio, foi um de seus discos mais vendidos, rendendo inclusive uma segunda edição em 2006 (a primeira da história da MTV Brasil). O segundo acústico, batizado de Acústico MTV Zeca Pagodinho 2 - Gafieira, homenageou o samba de gafieira.
Em 2007, o cantor criou o selo Zeca Pagodiscos, em parceria com o produtor musical Max Pierre, ex-diretor artístico da Universal Music no Brasil. O primeiro trabalho da parceria (lançado em conjunto com o selo Música Fabril, novo selo de Max, com distribuição da gravadora EMI) foi o CD e DVD Cidade do Samba, gravado no Rio de Janeiro, reunindo vários artistas brasileiros de vários estilos musicais, como Martinho da Vila, Jair Rodrigues, Cláudia Leitte, Ivete Sangalo, Nando Reis, Erasmo Carlos, Gilberto Gil, entre outros. Atualmente, Zeca reside na Barra da Tijuca com a mulher, Mônica Silva, e seus quatro filhos: Eduardo, Louis, Elisa e Maria Eduarda
Deixa a Vida me Levar
Eu já passei
Por quase tudo nessa vida
Em matéria de guarida
Espero ainda a minha vez
Confesso que sou
De origem pobre
Mas meu coração é nobre
Foi assim que Deus me fez...
E deixa a vida me levar
(Vida leva eu!)
Deixa a vida me levar
(Vida leva eu!)
Deixa a vida me levar
(Vida leva eu!)
Sou feliz e agradeço
Por tudo que Deus me deu...
Só posso levantar
As mãos pro céu
Agradecer e ser fiel
Ao destino que Deus me deu
Se não tenho tudo que preciso
Com o que tenho, vivo
De mansinho lá vou eu...
Se a coisa não sai
Do jeito que eu quero
Também não me desespero
O negócio é deixar rolar
E aos trancos e barrancos
Lá vou eu!
E sou feliz e agradeço
Por tudo que Deus me deu...
Fonte: http://letras.terra.com.br/zeca-pagodinho/49398/
Ideia:
O Instituto Zeca Pagodinho
Foi criado em 1999, em Xerém, zona rural do Rio de janeiro. Zeca morava na região na época e queria dar às crianças e adolescentes uma qualidade de vida melhor através da formação musical e cultural, resgatando-lhes a autoestima e ampliando sua visão de mundo.
O processo de capacitação vai além do ensino de um instrumento musical. Um dos principais objetivos é que a criança desenvolva sua criatividade, seu potencial artístico e trabalhe em equipe, fortalecendo assim sua autoestima e vocação, para que possa estar preparada a exercer atividades culturais e artísticas que poderão ser geradoras de trabalho e renda.
Objetivo:
Levar para os jovens a cultura musical através do som de pagode e gafieira, assim como Zeca Pagodinho levou para Xerém.
Justificativa:
Em 1985 aconteceu meu 1º contato com um instrumento musical (pandeiro). Logo peguei gosto pela música (pagode), meu artista inspirador era Zeca Pagodinho, com a música “Quando eu contar (Iaiá)”. Em minhas pesquisas pude perceber que através de sua ação social ele desperta a arte da música nos jovens. Hoje, 27 anos depois, na faculdade, tenho a oportunidade de levar aos jovens esse conhecimento cultural através das músicas deste artista, uma personalidade carioca e que pensa no futuro de uma nova geração.
Produto:
Salsicha e Linguiça aperitivo  com molho adocicado.
Molho: (Leite Condensado com Castanha de Caju)
Escolhi esses petiscos por serem bem populares e de paladar picante e quente, assim como nossa Personalidade Carioca, o molho adocicado é intencional, serve para adoçar os ânimos que andam exaltados depois de umas cervejas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário