Seguidores

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Cozinha Criativa

Priscila Dourado 20121103473

Personalidade:

NELSON RODRIGUES

Mapa Mental:

Caminho escolhido:
Idéia:
Dentre as obras do grande dramaturgo Nelson Rodrigues, destaca-se Boca de Ouro, escrita no ano de 1959.

Objetivo:
Transparecer através de sensações o gingado e a malandragem carioca, retratados na obra Boca de Ouro.

Justificativa:
Pesquisando sobre a vida e a obra de Nelson Rodrigues, alertei para o fato de que um dos fatores que o tornou o grande representante da literatura teatral de seu tempo foi que suas obras descreviam o cotidiano do subúrbio carioca de forma revolucionária e ao mesmo tempo realista, cheias de aventuras, tragédias e erotismo.
Levando isso em conta, escolhi a obra Boca de Ouro como foco desse projeto, pois ela traduz e evidencia esses aspectos ímpares das composições do escritor. Nesta obra a personagem principal oferece um perfil realista do malandro bicheiro: temível, orgulhoso, vaidoso e generoso por interesse, mas também com o lado carismático e bem humorado característico do malando carioca, o que nos permite explorar o universo desta típica figura tão comum na cidade.
Seja o malandro de antigamente, caracterizado pelas roupas, o sapato, o chapéu e a navalha, que gosta de levar vantagem em tudo, seja o atual, que continua transparecendo essas mesmas atitudes, a esperteza, a lábia, o “jeitinho”. Enfim, todo carioca carrega consigo um pouco de malandragem.

Produto:
Decidi tomar como base o conhecido bolinho de arroz, porém substituindo o arroz tradicional pelo chamado “arroz malandro”, que inclui miúdos de frango e temperos diferenciados em seu preparo. Pesquisando sobre o termo descobri que esta denominação se deve ao fato de ser um arroz mais molhado do que o padrão, e por isso “corre” ou “foge”, assim como fazem os malandros.
Optei por esse petisco pois ele me permite harmonizar e interagir os ingredientes dentro do bolinho, dando mistura, movimento e ritmo ao paladar, o que me lembra o universo de samba e boemia onde os malandros estão inclusos. Além de ter um preparo extremamente simples e nada trabalhoso, o que caracteriza o jeito acomodado e preguiçoso dessas figuras.

Cozinha criativa:
Bolinhos de arroz malandro fritos, com tempero especial. De acompanhamento um molho apimentado que representa as personagens e tramas de Nelson, cheias de loucuras, desejos incontroláveis e paixões ardentes.

Priscila Dourado C. Gonçalves
Matrícula: 20121103473
Campus Tijuca
Turma: 10C




Nenhum comentário:

Postar um comentário