Ideia: Não tenho uma forma, não tenho uma cor, mas sou bela, simplesmente por ser mulher carioca.
Objetivo: Modificar o olhar eestereotipado que se tem sobre a imagem da mulher carioca, ampliando-o para a diversidade de imagens que encontramos nas mulheres do Rio de Janeiro.
Justificativa: A partir de uma pesquisa realizada na praia de Ipanema, Rio de janeiro, pôde-se observar que a imagem da mulher carioca, o olhar sobre essa figura ainda está muito ligado a determinados estereótipos, estabelecidos e divulgados principalmente pela mídia.
A pesquisa se deu da seguinte forma: Pessoas da praia, inclusive as de outros países, foram questionads com a pergunta: "para você, qual é a forma, a cor e a beleza da mulher carioca?". Ao serem indagadas, falavam sempre sobre a forma curvelínea, o corpo violão e o bumbum avantajado, sobre a cor morena ou bronzeada e, novamente, sobre o corpo escultural, tratando-se da beleza.
Nessa perspectiva, o objetivo deste projeto é quebrar os conceitos pré-estabelecidos, mostrando que ela não po ssui forma ou cor definida, uma vez que a miscigenação de etnias nos permite uma diversidade enorme de formas e cores para as mulheres cariocas, e que a beleza da mulher vai muito além das curvas corporais.
Lorena Malschik
Nenhum comentário:
Postar um comentário