OBJETO X ARTE
Cinto:
Segundo Letícia Ohanna, o cinto é utilizado por homens e mulheres desde a idade do Bronze, aproximadamente 3.000 anos a.C. Da segunda metade do século XIX até a Primeira Guerra Mundial, o cinto era tanto uma peça decorativa bem quanto parte dos uniformes militares, particularmente entre os Oficiais, que usavam o cinto do lado de fora do uniforme para segurar o sabre e para desenhar a cintura, dando ao usuário uma silhueta característica da época. Nos anos 20, os homens passaram a usar o cinto apenas para sustentar as calças. Na moda feminina o cinto é bastante usado para definir a silhueta, que muda de época em época. Na década de 1850 o cinto costumava ser feito com o mesmo tecido do vestido ou saia. No final do século XIX, por influência do art nouveau, cinto com fivelas decorativas tornaram-se populares.
Disponível em: http://minhavidaemoda.wordpress.com/2011/09/02/historia-do-cinto/ Acesso em: 22 maio 2012
MAPA MENTAL:
IDEIA: Use o cinto para segurar a calça, mas sempre combinando com o sapato.
OBJETIVO: Mostrar as mulheres que é possível estarem confortaveis e bonitas ao mesmo tempo.
JUSTIFICATIVA: É notavel que com o passar do tempo a sociedade tem valorizado cada vez mais a mulher inserida no mercado de trabalho. Por isso, as vemos com frequência se desdobrando para cumprir seus papeis de mãe, esposa e trabalhadora. Por esse motivo, muitas vezes, acabam dando mais valor ao conforto que a aparência de suas roupas e acessórios. Pensando nisso, mostra-se necessário que essas mulheres possam encontrar formas de estarem bem vestidas e confortáveis de forma prática, já que quase não sobra tempo para elas.
DEFESA:
Tendo como base o meu objetivo , pensei em criar um produto que fosse bonito, prático e que trouxesse conforto ao mesmo tempo. Uma de minhas idéias principais era que ele fosse portátil, cabendo dentro de uma bolsa, e de facil uso, já que as mulheres, que são o meu alvo, tem o tempo corrido e normalmente usam bolsa quando saem.
Depois de ter várias idéias cheguei ao meu produto final, que é basicamente um porta sapatos que também pode servir para pendurar chaves, guarda chuvas, etc. Ele fica apoiado na mesa, de forma que somente a parte mais bonita fica a mostra e um de seus objetivos é proporcionar conforto as mulheres que trabalham de salto alto, fazendo com que elas possam pendurar seus sapatos enquanto estão sentadas em suas mesas. O produto é dobrável e pode ser carregado dentro da bolsa e utilizado em qualquer mesa que desejar.
CONCLUSÃO:
Depois de ter o trabalho pronto pude perceber que nem sempre as primeiras ideias sao as melhores. Sempre podemos melhorar e criar coisas novas. Nossa criatividade não acaba, só fica meio “enferrujada” as vezes. Senti uma dificuldade grande para encontrar uma utilidade nova para o cinto, encontrar sua história e principalmente para me sentir satisfeita com as ideias que eu tinha, mas foi ótimo ver meu produto final pronto e perceber que ele funcionou como eu planejei. Encontrei um equilíbrio entre o que eu pensava em fazer e o que o meu objetivo “pedia”.
Lab. de Criação
Nome: Larissa Tarquino
Curso: Design de Interiores
Nenhum comentário:
Postar um comentário