Seguidores

terça-feira, 12 de junho de 2012

Cozinha Criativa - Juliana Rodrigues Lage Pereira


Universidade Veiga de Almeida
Curso: Design de Interiores
Disciplina: Laboratório de Criação
Professora: Dani Spada
Aluno: Juliana R. Lage Pereira




Proposta 2 – COZINHA CRIATIVA
Tema: Boteco Carioquices


Zé Carioca é o apelido do papagaio José Carioca, criado no começo da década de 1940 pelos estúdios Walt Disney em uma turnê pela América Latina, que fazia parte dos esforços dos Estados Unidos para reunir aliados durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Historicamente esse esforço na América Latina foi chamado de "Good Neighbor Policy" ou Política da Boa Vizinhança.
Zé Carioca teria sido criado pelo próprio Walt Disney dentro do Copacabana Palace Hotel. O desenhista disse que amou tanto o Rio de Janeiro, que tinha que deixar um presente para os cariocas. Hoje o Zé Carioca é mais do que um personagem ou mascote carioca, é um elo entre a Walt Disney World e o Brasil.
Em sua passagem pelo Brasil, uma das coisas que chamou a atenção de Walt Disney foi o personagem como um papagaio antropomórfico, que deveria representar o estereótipo do brasileiro. Zé Carioca foi mostrado como um personagem divertido, festeiro, vagabundo e preguiçoso.




Mapa mental:


Caminho Escolhido:
Idéia: Zé Carioca é um personagem que, fazendo jus a sua naturalidade, tem uma grande ligação com o futebol, que no Rio de Janeiro, possui uma torcida muito participativa, grandiosa e temperamental.

Objetivo: Unir a ideia dos comportamentos das torcidas cariocas (festanças, choros, temperamentos fortes...) aos ingredientes escolhidos para aprimorar a receita da batata calabresa.

Justificativa: Observando a importância que o futebol tem na vida dos cariocas, optei pela batata calabresa, prato muito típico dos botecos, e usei ingredientes que remetam os sentimentos expressados pelas torcidas cariocas. Escolhi a  batata calabresa, por ter o formato da bola de futebol, facilitando assim a comparação.


Produto:
Adicionei pimenta, que remete o temperamento forte, e muitas vezes agressivo das torcidas; a cebola que nos faz chorar, como choram os torcedores ao ver seu time perder um jogo; a cerveja, por ser uma bebida muito presente nas comemorações, e o confete, usado para decorar a mesa, também passando a ideia de festa e celebração. A decoração conta também com uma toalha com as marcações do campo de futebol.


Cozinha criativa:
Batata calabresa temperada com pimenta, cebola e cerveja e decorada com confetes, ingredientes que tem tudo a ver com a torcida carioca, e a cerveja em especial com minha personalidade, com todo o seu jeitinho carioca de ser.



Nenhum comentário:

Postar um comentário