Seguidores

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Visão Fragmentada




Mapa Mental escolhido:


Foto Original:


Foto Fragmentada:





Proposta:
Visão Fragmentada

Braço do mapa mental escolhido:
Genitora  >   Vaidosa  >   Atualizada

Ideia:
A mulher carioca é uma genitora que além de cuidar de seus filhos, é vaidosa e atualizada no mundo.

Objetivo:
Enaltecer o valor da figura materna que não deixa de lado a beleza feminina existente nela.

Justificativa:
Antes da década de 60, a mulher era vista como uma figura somente voltada para família e a casa, ou seja, não tinha o compromisso de buscar o sustento. Ao passar do tempo, isso foi se invertendo, a mulher passou a procurar seu espaço na sociedade, visando uma realização profissional e pessoal, mas também para ajudar nas despesas de seu lar. Onde nesta época a juventude se caracterizava com o desejo de se rebelar, por busca da liberdade de expressão e liberdade sexual. Para as mulheres, com o surgimento da pílula anticoncepcional, houve uma mudança de comportamento, pois elas começaram a querer igualdade de direitos, de salários e de decisão.
Nos anos 2000, muitas das pessoas quando pensam em relação à mulher carioca, vem à cabeça que esta mulher é do tipo que vive somente para cuidar do corpo e ser a “gostosona”. Mas pelo ao contrário, é uma mulher que mesmo com a dificuldade do dia a dia, com os deveres de manter um lar estável, organizado e ter que ajudar nas despesas de casa, ela não se esqueceu de estar presente na vida de seus filhos, de estar sempre atualizada no mundo, na forma com que tem que lidar com a vida, mesmo sendo sobrecarregada ela não esqueceu de si, pois sempre está buscando nos mínimos detalhes a maneira de se mostrar mulher, seja na unha pintada, no anel, na forma que arruma o cabelo, ela sempre se preocupa com o seu bem estar e não deixou de lado a mulher guerreira, única e principalmente mãe que existe em cada carioca.

Avaliação:
Ao começar a fazer este trabalho, pensei que não conseguiria concluir, pois vieram muitos empecilhos no percurso dele. Mas agora, ao ver que consegui alcançar meu objetivo de expressar no produto uma mulher carioca que apesar de ser mulher, ela é uma mãe que zela pelo cuidado de seu filho, que nessa sua forma de viver, também não foi esquecido o lado vaidosa dela, onde na foto podemos perceber que ela está com unhas feitas e com acessórios femininos bem delicados. É muito prazeroso ver que ao final do processo de um trabalho, eu pude perceber que nós somos capazes de fazer algo que inicialmente parecia tão impossível, mas com garra e perseverança, consegui concluir mais uma etapa do meu crescimento como designer.





Universidade Veiga de Almeida

Curso: Design de Interiores 
Disciplina: Laboratório de Criação
Professora: Danielle Spada
Aluno: Marcelle Xavier Borges Machado

Matrícula: 20121102316




Nenhum comentário:

Postar um comentário