Seguidores

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Cozinha Criativa - Tema: Boteco Carioquices


UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO

PROFESSORA: DANI SPADA

ALUNA: FERNANDA DE ASSUNÇÃO DE SOUZA

MATRÍCULA: 20121102685
Personalidade - Tom Jobim



TOM JOBIM - Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, estudou violão e piano, trabalhou num escritório de arquitetura, mas gostava mesmo de tocar em bares e passou a trabalhar em gravadoras como arranjador em 1952.
A partir de 1953 tem as primeiras músicas gravadas. O primeiro sucesso é Tereza da Praia, seguindo-se Sinfonia do Rio de Janeiro, e A chuva caiu. Em 1956 musicou a peça Orfeu da Conceição de Vinícius de Morais, com cenários de Oscar Niemeyer, apresentada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Destacaram-se dessa parceria Se todos fossem iguais a você. Seguiram-se sucessos como Por causa de você, e Estrada do Sol, ambas com Dolores Duran, Eu sei que vou te amar, com Vinícius de Moraes e A Felicidade, incluída no filme Orfeu do Carnaval, baseado na peça Orfeu da Conceição l, que ganhou a palma de ouro em Cannes (França) e Oscar de melhor filme estrangeiro (Hollywood). Em 1962 participa do show de Bossa Nova no Carnegie Hall, destacando-se nesse ano Garota de Ipanema, com Vinícius de Moraes. A partir desse momento grandes intérpretes e instrumentistas passaram a gravar suas músicas, transformando-se em nome internacional.

Garota de Ipanema
Tom Jobim

Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela menina
Que vem e que passa
No doce balanço, a caminho do mar


Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar

Ah, porque estou tão sozinho
Ah, porque tudo é tão triste
Ah, a beleza que existe
A beleza que não é só minha
Que também passa sozinha

Ah, se ela soubesse
Que quando ela passa
O mundo inteirinho se enche de graça
E fica mais lindo
Por causa do amor

Palavras chave do Mapa Mental


TOM JOBIM – MÚSICA – BOSSA NOVA


Ideia:
Tom Jobim, um ícone carioca, fez muito sucesso com a música “Garota de Ipanema”, no movimento musical Bossa Nova.

Objetivo:
Apontar a importância do movimento musical Bossa Nova, e em especial a música “Garota de Ipanema”, observando as mídias utilizadas para a repercussão da música e a maneira como ela é divulgada nos dias atuais.

 Justificativa:
A partir da música “Garota de Ipanema” composta por Tom Jobim e parceiros, a Bossa Nova ganhou o mundo. Esse novo jeito de fazer música com a mistura de vários ritmos, fez com que a Bossa Nova tornasse um produto genuinamente brasileiro. A música “Garota de Ipanema”, por sua vez, é um dos principais frutos dessa nova geração, tendo como base tamanha repercussão das suas reproduções em vários idiomas, consequentemente em vários países. Segundo Inês Figueiras, a música começa a se repercutir pelo mundo quando é gravada por grandes nomes como: Frank Sinatra, Nat King Cole, Baden Powell, entre outros; é também utilizada nos dias de hoje em trilhas sonoras de filmes e comerciais de TV. Uma das principais parcerias na Bossa Nova, que alavancou o sucesso mundial, foi a versão em inglês da “Garota de Ipanema”, composta originalmente por Norman Gimbel e interpretada por Astrud Gilberto, e em 1967 “Garota de Ipanema” tornou-se banda do filme com o mesmo nome dirigido por Leon Hirsziman, de um cantinho e um violão para as grandes plateias e orquestras do mundo. E 40 anos depois do seu nascimento, a riqueza, a suavidade e o encanto da Bossa Nova, não encontraram nada que a superasse. “Garota de Ipanema” foi traduzida para diversas línguas, desde a Inglesa “The Girl from Ipanema”, à francesa “ La fille d’Ipanema, passando pela versão indonésia “Gadis dari Ipanema”, e a espanhola “Chica d’Ipanema”. Se falarmos de “Das Mädchen aus Ipanema” ou “Meisje van de Ipanema”, continuamos a falar da mesma música, que foi até cantada em hebraico.

Produto:

Como prato de buteco, escolhi o petisco camarão à dorê, com lâminas de alho frito, acompanhado de molho especial.
Escolhi o camarão por ser um crustáceo encontrado no mar, e que depois de frito, fica douradinho, remetendo assim à música em questão.

 Cozinha Criativa:
Camarão amarelo sem casca, pescado no mar de Ipanema, alimentado somente pela boa música brasileira, marinados 24 horas em notas musicais, empanados nas areias cariocas, servidos com molho à base de  queijo e pedacinhos de damasco, regado com azeite, esta mistura proporciona uma experiência de degustação singular, com características únicas: aroma fragrante, sabor frutado e com notas de frutos secos, ou seja, ele é maravilhoso, assim como minha personalidade.


Bibliografia - www.music.art.br/aqua/bio/tomjobio.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário