Seguidores

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Objeto x Arte



Caixa de MDF à MDF
MDF (Medium Density Fiberboard - Fibra de Média Densidade) é um produto ideal para a indústria de móveis, decoração, construção, indústria gráfica, etc.
Sendo conhecido mundialmente e ecologicamente correto, o MDF é um painel de fibras de madeira sendo sua composição homogênea em toda a sua superfície como em seu interior. Graças a sua resistência, estabilidade é possível obter-se excelentes acabamentos em móveis, artesanatos, molduras... Destaca-se pela possibilidade de ser pintado ou laqueado, podendo ser cortado, lixado, colado, encaixado, moldurado, etc. O MDF é oferecido com as faces sem revestimento, com uma ou duas faces com revestimento melamínico (BP) ou finish foil (FF). O MDF é um produto desenvolvido especialmente para uso interior. O produto não deve ser exposto à ação da água nem em ambientes com umidade excessiva. O MDF sai da fábrica isento da presença de insetos. Porém, sendo produto derivado da madeira, poderá ser atacado por eles. 

Mapa Mental:

Braço do Mapa: 

Ideia: A caixa de MDF é ideal para a decoração do lar.

Objetivo: Mostrar que a caixa de MDF, pode ser útil também para deixar a casa mais bonita, não só para organizar itens.

Justificativa: Como as plásticas, as caixas de MDF são ótimas para organizar itens, contudo as plásticas e outros materiais, como o papel ou metal, possuem a maior preferência dos consumidores. Entretanto, as caixas de MDF possuem suas vantagens. Além de serem encontradas facilmente, em diversos tamanhos e preços, elas também são ecologicamente corretas, um ponto positivo contra um negativo das plásticas, já que são feitas a partir de derivados do petróleo, agredindo muito mais o meio ambiente, e cada caixa pode ser decorada de acordo com o gosto da pessoa, podendo combinar com qualquer ambiente, somente usando tintas  e/ou acessórios.

Fotos Originais:


















Defesa: Decidi fazer da minha caixa de MDF, um objeto de decoração para o lar, mas sem mudar sua função original: organizar. Tomei a liberdade de deixá-la crua para cada um ter o seu próprio olhar, ampliando, assim, as possibilidades de transformação do objeto.

Fotos do de Construção:
















Pontos Positivos e Negativos:
Como ponto negativo, digo que foi somente o processo de criação, pois foram várias as vezes que montei, desmontei e remontei a caixa até conseguir algo que, realmente, me fizesse dizer: “Ah! Isso é legal!” para poder, enfim, começar a transformação do objeto.
Como ponto positivo, posso confirmar a minha pesquisa, que diz que é fácil de manusear o MDF, já que não tive problemas na hora de montar. E foi muito rápido também.


Fonte Bibliográfica:


Universidade Veiga de Almeida
Curso: Design de Moda
Disciplina: Laboratório de Criação
Professora: Danielle Spada
Aluna: Larissa Melo






Nenhum comentário:

Postar um comentário